No início de junho, eu (Paulo Ditarso) e Álvaro Degas iremos apresentar, respectivamente, os dois trabalhos abaixo no IM e no BDIM (realizado junto com o IM) 2009. Faremos prévias das apresentações em um data a ser definida no mês de maio.
Título: Using Heuristics to Improve Service Portfolio Selection in P2P Grids
A ser apresentado no 11th IFIP/IEEE International Symposium on Integrated Network Management (IM 2009)
Neste trabalho nós consideramos um sistema P2P que provê múltiplos serviços para os seus usuários, sendo que um mecanismo de incentivo promove colaboração entre os nós. Já foi mostrado que o uso de mecanismos de incentivo baseados em reciprocidade nesse tipo de sistema previne free-riding e, ao mesmo tempo, promove o agrupamento de nós que tenham interações mutuamente lucrativas. Por outro lado, uma característica que não foi suficientemente estudada nesse contexto é a seleção de portfólio de serviços. Normalmente os nós estão sujeitos a limitação de recursos, o que os força a selecionar apenas um subconjunto de todos os serviços que podem ser providos. Claramente, o subconjunto de serviços selecionado impacta no lucro que a grade retorna para os nós, visto que cada serviço vai ter um custo diferente e retornar uma receita diferente. Além disso, a receita gerada por um serviço é fortemente influenciada pelo comportamento dos demais nós, que por sua vez podem mudar no decorrer do tempo. Nesse trabalho nós exploramos o uso de heurísticas para selecionar o portfólio de serviços para ser oferecido pelos nós nesse tipo de grades computacionais. A principal contribuição desse trabalho é o uso de heurísticas para aumentar a lucratividade média dos nós e um estudo do impacto de algumas características do sistema sobre o comportamento das heurísticas.
Título: On the Evaluation of Services Selection Algorithms in Multi-Service P2P Grids
A ser apresentado no 4th IFIP/IEEE International Workshop on Business-driven IT Management (BDIM 2009)
Alguns trabalhos anteriores já mostraram que a lucratividade geral de um nó é fortemente dependente do conjunto de serviços que ele oferece. Portanto, o uso de algoritmos apropriados para seleção de serviços é crucial para se obter uma lucratividade melhor para os nós. Claramente, avaliar a eficiência de algoritmos de seleção de serviço é um importante aspecto na busca por soluções aplicáveis para este problema. Infelizmente, devido à complexidade e ao indeterminismo inerente ao sistema, normalmente é intratável a computação de soluções ótimas, mesmo para sistemas pequenos. Isso torna difícil a tarefa de avaliar a performance de algoritmos práticos baseados em heurísticas. Este trabalho propõe, como alternativa, um método de avaliação computacionalmente mais barato. A metodologia que nós propomos mapeia o problema da seleção de serviços numa instância do Problema da Mochila, tornando possível o uso de técnicas baseadas em força bruta para sistemas razoavelmente maiores. Dessa forma, ao imergir os algoritmos sob avaliação em uma configuração similar à que ele está sujeito quando opera em condições reais, é possível aferir sua eficiência comparada à uma solução ótima. Nós mostramos como essa metodologia pode ser usada ao avaliarmos dois algoritmos de seleção de serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário