Transparências da apresentação realizada por Edigley Fraga no Conversas LSD.
"As ofertas de Infraestrutura como Serviço (IaaS) destacam-se por oferecer alta confiabilidade, segurança, desempenho, escalabilidade, elasticidade e disponibilidade. Embora essas características sirvam de chamariz, nem todas as aplicações realmente as demandam e a relação custo/benefício pode tornar inapropriado sua execução sobre IaaS, devido aos preços cobrados pelo serviço.
Uma opção para aplicações desse tipo é a execução sobre ambientes oportunistas (computação em grade voluntária ou grades de desktops). Diante desse contexto, objetiva-se aliar a flexibilidade existente no oferta de IaaS (disponibilidade de uma máquina virtual) com o baixo custo e facilidade de implantação de grades de desktops. Obviamente, mecanismos que garantam minimamente uma qualidade de serviço (QoS) devem ser adicionados.
Assim, o presente trabalho investiga a viabilidade da oferta de IaaS sobre um ambiente oportunista. Nessa conversa LSD foram discutidos trabalhos relacionados e opções técnicas e políticas para tornar a idéia viável"
Nenhum comentário:
Postar um comentário