sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Qual a relação entre computação por humanos e sistemas distribuídos?

Computação por humanos (Human Computation) é uma área interdisciplinar. Maior parte da produção científica nessa área tem sido apresentada em veículos ligados a fatores humanos e inteligência artificial, como as conferências CHI, CSCW, KDD e AAAI. Apenas recentemente têm surgido veículos que se dedicam exclusivamente a computação por humanos, como a conferência HCOMP, que teve a primeira edição no ano passado, e o periódico Human Computation, que lançará o primeiro issue esta semana.

Em razão da pouca atividade nessa área na comunidade de sistemas distribuídos, nós encontramos diversos desafios quando começamos a desenvolver pesquisas em sistemas de computação por humanos no LSD em meados de 2012. Os dois desafios principais foram: 1) como modelar um sistema de computação por humanos como um tipo de sistema distribuído em que os processadores são seres humanos ao invés de máquinas? e 2) como colocar em perspectiva os aspectos que são inerentes desse novo tipo de sistema distribuído?.

Entendíamos que, ao tratar esses dois desafios, deixaríamos mais claro o espaço que existe para nós (e toda a comunidade de sistemas distribuídos) fazermos pesquisa nessa nova área. Isso resultou em um grande esforço no LSD para construir um arcabouço conceitual que nos permitisse olhar a área na perspectiva de sistemas distribuídos e ao mesmo tempo organizar a literatura sobre computação por humanos nessa perspectiva. Os resultados desse esforço estão apresentados no artigo "Considering human aspects on strategies for designing and managing distributed human computation" publicado recentemente no Journal of Internet Services and Applications.



Além dos pesquisadores que usam ou desenvolvem pesquisas em computação por humanos, a leitura desse artigo é fortemente recomendada para pesquisadores que estudam aplicações distribuídas e que têm interesse em fatores humanos em sistemas computacionais.