terça-feira, 21 de abril de 2009

Seedboxes: pagando para compartilhar

A idéia básica de uma comunidade BitTorrent é que usuários compartilham recursos para distribuir conteúdo de forma eficiente. Embora geralmente o recurso compartilhado por cada usuário seja a largura de banda de seu próprio PC, esses dias tomei conhecimento de que é uma prática popular no BitTorrent alugar um servidor bem-conectado para agir como seu proxy na distribuição de conteúdo. Esses proxies são chamados nas comunidades de seedboxes (e podem ser alugados, por exemplo, aqui).

Um aspecto interessante é que uma das principais motivações dos seedboxes é a de permitir ao usuário cumprir com regras de compartilhamento impostas pelas comunidades. Como a eficiência na distribuição de conteúdo de uma comunidade depende da contribuição de seus usuários, várias comunidades impõem regras que exigem que os usuários contribuam uma determinada fração do que consomem da comunidade. Alguns usuários podem não ter largura de banda de upload ou uptime o suficiente para atingir as metas impostas pelas comunidades e aí, nesse caso, usar seedboxes é uma alternativa viável.

Outro aspecto é que se muitos usuários usam seedboxes, torna-se difícil para usuários que não os usam contribuir no mesmo 'ritmo', causando uma espécie de inflação na comunidade e potencialmente excluindo os que dispõem de menos recursos.

2 comentários:

  1. Muito interessante essa questão! Bem na linha daquele famoso artigo: http://portal.acm.org/citation.cfm?id=1252293 :-)))))

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho usado um seedbox para os últimos três meses, ele salva o meu computador de ser ligado vinte e quatro horas por dia, apenas para manter a minha relação tracker. I got mine from http://dediseedbox.com

    ResponderExcluir