Olá pessoal,
Os responsáveis pela Conversa de hoje somos Edigley (o coredumper) e eu.
O Coredump será sobre as experiências no projeto e desenvolvimento de uma solução criada (aperfeiçoada?) por Edigley chamada Toolkit SegHidro. O toolkit empacota um conjunto de ferramentas que podem auxiliar na criação de aplicações (ou experimentos) científicos usando o OurGrid. O público alvo, inicialmente, foram os membros da comunidade SegHidro que são profissionais e acadêmicos das áreas de ciências ambientais, recursos naturais, hidrologia, engenharias, etc. Entretanto, o toolkit é genérico o suficiente para que outros usuários do OurGrid possam se beneficiar de suas funcionalidades. Com ele podemos, por exemplo, automatizar a criação e submissão ao OurGrid de uma varredura de parâmetros.
Propaganda feita, vamos ao tema da Conversa.
Vamos falar sobre e-Science. Este termo foi cunhado por John Taylor quando da descrição de um projeto no Reino Unido - "e-Science is about global collaboration in key areas of science and the next generation infrastructure that will enable it." Na época, o componente básico da chamada cyberinfrastructure era o grid. Daremos uma visão geral sobre a área, abordando os principais aspectos tecnológicos envolvidos. Atualmente, não são só os grids merecem destaque, mas também workflows, repositórios de dados, as redes sociais, dentre outros.
Além disso, há uma tendência para se trazer para mais perto dos cientistas do dia-a-dia os avanços viabilizados pela e-Science. Sem esperar que as suas pesquisas sejam parte de uma "colaboração global" ou em "áreas chaves da ciência".
Além destas discussões, mostraremos alguns projetos bem sucedidos que estão sendo desenvolvidos no mundo e falaremos um pouco do SegHidro - o nosso jeito de fazer e-Science.
Nenhum comentário:
Postar um comentário