segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Banda larga de pobre se chama lan house

Gilberto Dimenstein publicou na coluna dele da Folha de São Paulo de domingo uma sugestão de como levar a cabo a idéia de democratizar o acesso à banda larga no Brasil: usar as Lan-houses. Trecho da matéria disponível na íntegra para assinantes da Folha e do UOL:

A UNIVERSALIZAÇÃO do acesso à banda larga transformou-se na última grande bandeira social do presidente Lula. Mas as próprias estimativas oficiais indicam que, para a ideia sair do papel, seriam necessários pelo menos 5 anos e, no mínimo, R$ 180 bilhões.
Para se ter, na prática, o acesso dos mais pobres a uma conexão veloz de internet, bastaria investir na rede de lan houses espalhada pelo país. Com muito menos dinheiro -aliás, com apenas uma pequena parcela daquela cifra bilionária- seria possível ampliar a rede, tirá-la da informalidade e sofisticá-la imediatamente.


São 108 mil lan houses e, só para dar uma medida de comparação, temos, em todo o país, menos de 20 mil agências bancárias. Por essa rede, instalada nas periferias e nos bairros mais pobres, circulam 31 milhões de pessoas, o que representa, segundo o Ibope, 48% de todos os brasileiros que acessam a internet.

Do total de frequentadores das lan houses, 24 milhões são das classes C, D e E. É um espaço, como todos sabem, onde imperam os mais jovens. De cada dez adolescentes entre 10 a 15 anos, seis passam por lá. A tradução é a seguinte: a inclusão digital no Brasil é um processo clandestino, sem nenhum incentivo do governo. Banda larga de pobre se chama lan house.


No fim da coluna ele também aponta para um estudo sobre as Lan-houses publicado pela Fundação Padre Anchieta e a Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital de onde alguns desses números saem.

Um comentário:

  1. Feliz 2010 !!! Agradeço por nos deixar artigos de ótima qualidade e informações valiosas em seu Blog em 2009. Antonio B Duarte Jr. - Diretor do Curso de Analista de Suporte Técnico da Arth Informática.

    ResponderExcluir