sábado, 3 de abril de 2010

Artigo desenvolvido no LSD referente à Computação Verde será apresentado no SBRC 2010

O artigo desenvolvido no LSD-UFCG intitulado "Análise de Estratégias de Computação Verde em Grades Computacionais Oportunistas" será apresentado no XXVIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2010).

O artigo aborda um problema que tem recebido muita atenção da comunidade científica: como aumentar o poder de processamento dos sistemas computacionais com o menor custo em termos do aumento no consumo de energia? Em outras palavras, o objetivo é encontrar formas de aumentar a eficiência energética desses sistemas.

Por que é importante aumentar a eficiência energética dos sistemas computacionais? Há uma motivação ambiental e uma motivação econômica. Geralmente, a motivação ambiental se refere à redução da emissão de Dióxido de Carbono (CO2) no meio ambiente, gás apontado em algumas pesquisas como um dos causadores do Efeito Estufa. De outro modo, a motivação econômica se refere à redução do custo operacional da infraestrura de computação.

Nesse sentido, o artigo analisa a aplicação de estratégias de computação verde em grades computacionais oportunistas. Essas grades são sistemas computacionais que têm sido amplamente utilizados para execução de aplicações científicas. Duas estratégias são analisadas: standby e hibernate. Elas são utilizadas quando as máquinas estão ociosas e, portanto, disponíveis para a grade, mas não há nenhuma tarefa para executar.

A avaliação utiliza um modelo simulado para avaliar o custo em termos de aumento do tempo de resposta das aplicações (makespan) e o benefício associado à redução no consumo de energia. Os resultados mostram que ambas as estratégias impactam o makespan dos jobs executados, mas reduzem o gasto da infraestrutura com energia. Entretanto, a estratégia standby resultou em uma maior economia e em um menor impacto no tempo de resposta da aplicação.

No dia 26 de maio de 2010, o artigo será apresentado na seção de Grades Computacionais do SBRC 2010. Outras informações sobre o simpósio podem ser obtidas no sítio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário