quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Pense no negócio!

Essa semana eu participei de um evento chamado Cloudscape. Entre outras coisas, participar desse evento fez aumentar a minha crença ainda mais em duas coisas:

1. um bom evento é feito com bons palestrantes;
2. computação na nuvem é apenas um (velho) modelo de negócio que transforma TI em uma utility.

Vou tentar usar mais e mais o ponto 1 na hora de escolher quais eventos assistir (sempre que possível).

Vou tentar usar mais e mais o ponto 2 para nortear as atividades de P&D em cloud das quais participo. Por exemplo, tenho pensado bastante no modelo de negócios do fogbow, novo projeto que até ontem eu achava que era melhor descrito como uma forma de juntar minha cloud privada em uma federação de clouds privadas, mas que começo a ver mais como uma forma de armazenar ciclos ociosos de minha cloud privada, de forma que eu possa usar todos eles ao mesmo tempo no futuro ... ou dito de outra forma, como conseguir uma overdose de CPU de forma mais barata. Mas, isso será tema de um outro blog.

Exemplos de 1+2 podem ser vistos aqui e aqui.

Algumas coisas para ficar de olho: Cloud Foundry, e Software Defined Enterprise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário